Todas as imagens possuem um formato para definir qualidade e seu tamanhho. Abaixo citaremos os mais usados.

  • JPEG (.jpg)
    Icone de jpeg no windows

    Possui uma otima resolução com um tamanho reduzido, atualmente é o mais utilizado e conhecido. É o padrão mais recomendado para digitalizações, facilita o envio por e-mail e permite maior quantidade em seu armazenamento.

    Mesmo sendo um formato de arquivo compacto ele possui modos de cor RGB, CMYK e escala de cinza. O JPEG mantém todas as informações da imagem, possibilitando ajustar a compactação. Mas tome cuidado com a qualidade da imagem, quanto maior a compactação menor a qualidade da imagem.

  • TIFF(.tif)
    Icone de tiff no windows

    Possui melhor resolução e permite que as imagens sejam melhor manipuladas. Por esse motivo que geralmente o formato TIFF e uns dos arquivos mais pesados em imagens.

    Esse padrão é mais recomendado para quando a imagem será utilizada para alterações, retoques ou algo semelhante. Por oferecer suporte CYMK, RGB, escala de cinza, cores indexadas e arquivos de bitmap. Permite colocar canais alfa ao inserir esse tipo de arquivo ou criar traçado de recorde para fazer um fundo transparente da imagem.

  • GIF (.gif)
    Icone de gif no windows

    Formato mais utilizado na web, tem uma ótima compactação sem perder os detalhes da imagem, porém é recomendado para imagens que usam cores sólidas.

    O GIF é mais utilizado para botões, ícones, lustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessita de muitas cores, ao contrário do JPEG o GIF não consegue exibir muitas cores por isso não é recomendado para o uso de fotografias e impressão comercial.

    Também possui uma outra curiosidade, com programas de edição é possível ajuntar um conjunto de imagens e montar uma animação em um único arquivo GIF compactado, chamado de GIFs animados.

  • bitmap (.bmp)
    Icone de bitmap no windows

    Formato de imagem padrão do windows,não aceita o CMYK. Os arquivos deste formatos costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão.

    Não suporta fundo transparentes e não é indicado para documentos impressos comercial ou uso on-line por não ser aceito por alguns navegadores.

  • PDF (.pdf)
    Icone de PDF do Adobe

    É um formato que não depende de plataformas, apenas que tenha algum leitor de arquivos PDF como o Acrobat Reader da Adobe. geralmente ao ser digitalizado os arquivos deste formato permite que seja em cores ou escala de de cinza. Se digitalizado de forma multipla, todas as imagens são armazenadas em um único arquivo.

    É muito utilizado para disponilizar um conjunto de imagens em um único arquivo de forma on-line ou através de e-mail.

Existe alguns programas que vem junto com a propria scanner oferecendo está opção, caso contrário a Adobe oferece um tutorial passo a passo de como digitalizar pelo proprio programa. Clique no link abaixo.

Help Adobe

As imagens são definidas por essas unidades para determinar a qualidade.

A imagem abaixo exemplifica isso .

explicação dos pixels

Observe que a imagem acima, mostra uma paisagem. Logo após, pegamos um ponto desta paisagem e aumentamos o tamanho dela até começar a aparecer pequenos quadrados, esse quadrados se chamam pixel.
Bem agora vamos explicar o que ele é e como formam uma imagem.

Pixel é cada ponto que forma a imagem, ou seja, toda imagem e formada por um conjunto de pontos, quantos mais pontos exixstirem nesta imagem melhor será sua resolução. Porém a distâncias entre esse pontos são medidas por dpi (pontos por polegadas) e por ppi(pixel por polegada). Quanto maior a quantidade pixels e menor distância entre eles melhor a qualidade da imagem.

Então o qual a diferença entre PPI e DPI?

A PPI refere-se a resolução da imagem quando digitalizada, ou seja, é a quantidade de pixels capturados na digitalização.

E o DPI é a resolução de uma impressão ou resolução de saída de monitores e scanners.

O que ocorre é que se tornou mais comum se referir às imagens pelo DPI , mas o correto é que temos dois processos o de captura da imagem que é a PPI, e o da visualização da imagem, seja por forma de impressão ou visual que é o DPI.

Hoje possuimos uma variedade muito grande de scanners, abaixo vamos mostra algumas delas.

  • Scanner de mão (portátil)

    Scanner de mão

    São muito encontradas em lojas e supermecados para efetuar a leitura de códigos de barras. Não possui uma otima resolução para imagens pois geralmente são de uso manual, quase sempre a imagem sai um pouco retorcida.

    Existem algumas empresas que oferecem programas que permitem a digitalização de grandes imagens por partes, conforme a scanner, vai passando as informações para o computador vai montando a imagem.
    Scanner de mão

  • Scanner de MesaScanner de Mesa

    Pelo fato da imagem ficar parada, a qualidade do serviço da digitalização fica excelente. Atualmente grandes fabricantes vem integrando a tecnologia de scanner de mesa com a impressora, o que conhecemos como multifuncional.

    Para uso caseiro são as mais indicadas, pela sua simplicidade no manuseio, e custo acessível em muitos modelos.

  • Scanner com alimentador de folhas

    "É parecida com o sistema de impressoras, em que o papel e posicionado para ser puxado pelo alimentador. Ótima para grande quantidades de serviços de digitalização.

Scanner com alimentador  de folhas

O driver Twain é responsável por controlar a scanner, sempre que é desejada a digitalização e através do recurso dele.
Pelo fato de ser padronizado, permite que vários aplicativos (word, adobe reader e outros) utilizem diretamente o scanner.

A maioria dos problemas na resolução da digitalização está relacionada com a sujeira. Abaixo passaremos passos básicos de como limpar sua scanner.

  1. Desligue a scanner totalmente, se possível retire-a na tomada.
  2. Com um píncel (largo), procure retirar a poeria.
  3. Para limpar o vidro utilize pano macio que não solte fiapos, se quiser pode utilizar alcool para ajudar na limpeza. Procure sempre fazer movimentos circulares.
    Se caso usar algum produto de limpeza, e recomendado utilizar um pano seco para retirar a humidade que possa ficar no vidro.

Hoje com a evolução de mídias socias na internet é comum, querermos compartilhar algum momento, e as vezes este momento está registrado em fotos. Abaixo explicaremos como digitalizar fotos.imagem de foto

Começando...
  1. Escolha uma scanner que ofereça uma boa configuração, recomendamos 1200dpi.
  2. Verifique a quantidade de bits na hora da digitalização, geralmente se utiliza a de 24 bits. Mas se caso possua uma boa scanner com quantidade de cores maior, aproveite.
Na digitalização
  1. Procure alinhar o máximo possível as fotos.Isso facilita no posterior uso da imagem.
  2. Verifique se o vidro do scanner está limpo e se não está riscado. Evite ao máximo colocar a mão ou pontas dos dedos sobre a superficie, o suor pode causar manchas na digitalização das imagens.
  3. Deixe a lâmpada aquecer por volta de cinco minutos antes da digitalização, se caso não tiver bem aquecida pode afetar nas cores.
Economize tempo

    Se forem fotos de tamanho tradicional é possível ajustar no vidro da scanner, e diminuir o tempo da digitalização. Com um editor simples de imagens é possível separa-las após a digitalização.

Tecnologia que converte a imagens em milhares de palavras, tudo isso ocorre graças a leitura feita em cima dos bits. Verificando as áreas de pixels, permite que o programa separe em blocos os parágrafos, títulos e etc..